Com o objetivo de promover a valorização e o protagonismo feminino, a Prefeitura de João Dourado realizou, durante o mês de março, a 4ª edição do projeto "Um Olhar Para as Marias". A iniciativa, que contou com diversas ações, beneficiou mais de 1.000 mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou violação de direitos.
A programação do projeto contou com rodas de conversas em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) sobre temas como machismo, feminicídio, violência doméstica e autoestima. As mulheres também tiveram acesso a atendimentos jurídicos e de saúde, com a presença da Delegacia da Mulher, CRAM, Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores e ginecologista.
Um dos destaques do "Um Olhar Para as Marias" foi o programa "Empreender Mulher", que ofereceu 400 vagas em 16 cursos gratuitos. As participantes receberam capacitação em áreas de culinária, artesanato e estética, com o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino e a geração de renda.
Como encerramento, a Prefeitura de João Dourado promoveu, na última sexta-feira (05), a Feira da Mulher, evento que reuniu diversos serviços e atividades em um dia totalmente dedicado à saúde, beleza, defesa e conscientização de direitos para as mulheres do município. A Feira também contou com a certificação das mulheres participantes do "Empreender Mulher".
Em compromisso da Prefeitura de João Dourado com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, o "Um Olhar Para as Marias" se consolida como um projeto de grande importância ao contribuir para combater o machismo e a violência contra a mulher, promover a igualdade de gênero, o empoderamento feminino, gerar renda e fortalecer a autonomia das mulheres do município.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de João Dourado