Vacinar, declarar e georreferenciar. Esses serão os procedimentos adotados pelos produtores de João Dourado, que agora terão somente até o dia 30 de abril de 2024 para vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades contra a febre aftosa.
A partir do dia 02 de maio, a vacinação dos rebanhos contra a doença na Bahia e outros estados será suspensa, segundo determinou a Portaria nº 665, de 21 de março de 2024 (HIPERLINK DA PORTARIA: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mapa-n-665-de-21-de-marco-de-2024-549861797 ), do Ministério da Agricultura e Pecuária, publicada no Diário Oficial na última segunda-feira, 25.
A medida proíbe ainda o armazenamento e comercialização das vacinas contra febre aftosa, com exceção dos locais autorizados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) a desempenharem tais atividades, para comércio com outras unidades da Federação que ainda realizem a vacinação regular de bovinos e bubalinos.
A campanha, que será a última, iniciou nesta segunda-feira (01) e não terá prorrogação. Após a vacinação, a declaração e o georreferenciamento podem ser feitos no site www.adab.ba.gov.br ou no escritório da ADAB que fica na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Ao proteger o rebanho com a vacina, declarar e georreferenciar, o produtor evita multa.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de João Dourado